PROCEC - Construção Pesada

Ciente das restrições orçamentárias que condicionam as decisões do Poder Executivo, a Procec Construção Pesada vem, há mais de 20 anos, investindo em tecnologias direcionadas à construção e recuperação de pontes e canais.

 

Com soluções inovadoras e novos equipamentos para produção e montagem de suas obras, a empresa tem obtido resultados comprovados de redução de prazos e custos, com frequência bem superiores aos das soluções usuais.

 

Como construir pontes eliminando os sempre indesejáveis pilares que invadem o leito dos rios?

 

Como fazê-lo sem dilatar prazos?

Superestruturas em balanços progressivos atendem facilmente à primeira condição, mas não à segunda. Superestruturas em vigas pré-moldadas atendem à segunda condição, mas não à primeira.

 

Utilizado pela Procec com a Fundação DER-RJ em Santa Maria Madalena, o vantajoso processo construtivo para pontes em vigas pré-moldadas hiperestáticas alcança vãos livres com até 80 metros e concilia a eliminação de pilares no leito de rios à redução de custos e prazos.

Além de tradicionais casos de construção e recuperação estrutural, neste portfólio são expostos novos processos para reforço de pontes, com destaque para o uso da protensão em estruturas metálicas. São também apresentadas pontes emergenciais provisórias de implantação imediata, assim como tecnologias bem sucedidas para canalizações de rios, com elementos pré-moldados lançados sem uso de guindastes.

Empresa foto 1.jpg
Empresa foto 2.jpg

PORQUE E COMO FAZEMOS

DISTINÇÃO AO TRABALHAR

Historicamente, a construção de pontes oferece oportunidades singulares para a (re)qualificação de áreas urbanas, regiões ou mesmo cidades. Para os envolvidos em tais realizações, a responsabilidade por essa atividade deve ser percebida como raro privilégio. A cultura corporativa da Procec evoluiu com base nessa compreensão e moldada pela contínua superação dos desafios geralmente impostos às obras públicas. Com a travessia de suas duas décadas e meia, seus valores foram lapidados e solidificados. A postura empresarial pela qual a Procec procura distinguir-se é regida por sua cultura corporativa e por seus valores. Sem dúvida, resultam daí os três seguintes princípios que norteiam o comportamento de toda sua equipe a cada nova obra realizada

1. Para os órgãos contratantes: A Procec trabalha para exceder o esperado; por ir além do atendimento irrestrito às demandas técnicas e ao cumprimento de prazos contratuais.

2. Para as construções: A Procec trabalha com desvelo e consciência respeitosa no estudo dos vãos livres de transposição dos rios, sobretudo nos estaduais e nacionais. Intensa reflexão na concepção do melhor processo construtivo. Atenção absoluta, não só com os atributos impostos por normas técnicas (segurança, adequabilidade e durabilidade), mas em especial com a valorização estética das construções. Utilização plena dos melhores insumos, equipamentos e técnicas.

3. Para as equipes nas obras: A Procec trabalha com segurança como prioridade máxima. Auditoria externa em Engenharia de Segurança do Trabalho, direta e permanentemente conectada à direção da empresa. Frente às situações de trabalho de alto risco com os quais se defronta, a empresa atua com extrema determinação na prevenção de acidentes.

Empresa foto 3.jpg

ASPIRAÇÕES

Cultura corporativa e valores, além de guiarem a postura empresarial, modelam também as práticas internas da Procec. A empresa empenha-se em aprimorar progressivamente seu acervo técnico, em elevar seu capital social e em modernizar seus equipamentos e suas instalações. Mesmo diante das incertezas e sazonalidade que caracterizam o mercado monopsônico da construção pesada, a empresa vem demonstrando resiliência, compromissos em assegurar a estabilidade de seu corpo profissional, capacidade de suportar os cronogramas de pagamentos próprios das obras governamentais e confiança plena nos órgãos para os quais trabalha. Acreditando no futuro da engenharia nacional e na busca de sua perpetuidade, a empresa organiza-se e investe para continuar, nas próximas décadas, a servir, sempre melhor, aos órgãos responsáveis pelas rodovias e infraestrutura brasileiras.